Qualidade dos Serviços

Manual da Qualidade

A Fundação LIGA desenvolve a sua ação assente num Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com o referencial EQUASS Assurance (nível I). O sistema engloba um conjunto de políticas, processos e outros documentos orientadores que visam garantir a eficácia e eficiência da Organização no seu desempenho e o alinhamento com a sua Visão, Missão e Valores.

O Manual da Qualidade da Fundação LIGA satisfaz os requisitos do referencial EQUASS Assurance (nível I) e aplica-se a todas as atividades desenvolvidas pela Organização no âmbito do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

O manual reflete o compromisso do Conselho de Administração em particular e de todos os colaboradores em geral, com o cumprimento dos referidos requisitos, com a eficácia do SGQ e com a melhoria contínua ao nível da prestação de serviços aos clientes, constituindo documento de referência para colaboradores bem como documento de apresentação a clientes, fornecedores e outras partes interessadas.

A Fundação LIGA encontra-se em processo de renovação da certificação da qualidade, que terminou no passado mês de maio de 2018.

Ver Manual da Qualidade »

Política da Qualidade

Na prossecução da sua missão e no respeito pelos valores e princípios definidos, a Organização aposta no rigor e qualidade da prestação de serviços aos seus clientes, ajustando-a às suas necessidades e expectativas, para alcançar a excelência da ação e garantir elevados níveis de satisfação para todas as partes interessadas.
Nesta perspetiva, adota uma política de governação assente na ética, na responsabilidade e na competência, assumindo a inovação e a melhoria contínua como pilares para um desenvolvimento sustentado.
A qualidade da prestação de serviços da Fundação LIGA encontra-se certificada pelo European Quality in Social Services, Bruxelas, no âmbito do referencial EQUASS Assurance. A presente Política estabelece orientações para o cumprimento de cada um dos 10 princípios deste referencial ( Liderança, Recursos Humanos, Direitos, Ética, Parcerias, Participação, Abordagem Centrada nos Clientes, Abrangência, Orientação para Resultados e Melhoria Contínua).

Para além da Política da Qualidade a Fundação LIGA tem orientações específicas traduzidas nas seguintes Políticas:

• Confidencialidade
  • Estratégia e Desenvolvimento
  • Informação e Comunicação
  • Manual Para a Prevenção de Abusos e Promoção do Respeito pela Integridade dos clientes
  • Partes Interessadas
  • Parcerias
  • Participação
  • Planeamento e Controlo
  • Recursos Humanos

Código de Conduta

O Código de Conduta aplica-se a todos colaboradores da Fundação LIGA, no desempenho das suas funções profissionais que em cada momento, lhes sejam atribuídas pelo Conselho de Administração, dentro dos limites decorrentes dos respetivos contratos e da legislação aplicável. Estão também sujeitos ao cumprimento das normas de conduta constantes neste Código, voluntários, estagiários e outros que em cada momento se encontrem a desenvolver algum tipo de atividade na Organização.
A aplicação do Código estende-se à relação entre a Fundação LIGA e todas as partes interessadas singulares ou coletivas, nas suas atividades empresariais institucionais e de cidadania, no interesse pela transparência, pelo diálogo e pela atitude/conduta ética de toda a Fundação LIGA.

Carta de Direitos e Deveres

A Carta de Direitos e Deveres visa informar todos os clientes sem distinção ou discriminação de qualquer ordem, acerca dos seus Direitos e Deveres. Pretendemos com a presente Carta, potenciar a capacidade de intervenção ativa dos clientes na melhoria progressiva dos serviços. Procuramos que represente mais um passo no caminho da parceria entre clientes e profissionais, estabelecendo a harmonia no relacionamento entre a organização e os seus clientes.