Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

A Fundação LIGA

Sobre a Fundação

A Fundação LIGA, publicamente constituída a dois de Março de 2004 por personalidades de diversos sectores da sociedade portuguesa, surge na continuidade das associações fundadoras, a LPDM Centro de Recursos Sociais (1994) e a Liga Portuguesa dos Deficientes Motores (1954), a primeira resposta neste domínio, organizada pela sociedade civil. Sobre a matriz dos valores morais e éticos da cultura fundacional, a Organização atualiza o discurso e a ação segundo os conceitos da Funcionalidade Humana e do Design e Sociedade e assume como conceito chave, o da Habilitação.
 
Define como orientação da intervenção, procurar responder às necessidades e interesses de cada cliente na sua circunstância, e atualmente abrange cerca de 1.600 Pessoas/ano, entre os zero e os mais de cem anos, com condicionamentos da sua funcionalidade física, social e/ou cultural e concretiza-se em programas/serviços abrangentes, nas áreas da Investigação, da Intervenção Precoce na Infância, da (Re)Habilitação, da Formação Profissional e da Empregabilidade. Inclui ainda, programas dirigidos ao desenvolvimento de capacidades complementares essenciais ao pleno desenvolvimento humano, nas áreas da Acessibilidade e Vida Autónoma, do Desporto, da Recreação, da Arte e da Cultura.

Visão

Reconhecer a Pessoa única e irrepetível na sua identidade e dimensão física, psíquica e social. 
 
Participar no avanço das fronteiras do conhecimento, na área das Ciências da Funcionalidade Humana e do Design e Sociedade, numa liderança responsável e compartilhada, produzindo e transmitindo ideias e resultados que possam contribuir para o desenvolvimento de uma cultura social participativa, consequente para a melhoria dos padrões éticos e da realização humana.

Missão

Contribuir para o bem-estar físico e mental das pessoas, nomeadamente as pessoas em situação de desvantagem, pautando a sua acção pela procura constante da eficiência e da eficácia.
 
Recolher a sua experiência histórica e actual para a sistematizar, fundamentar e divulgar cientificamente e para, através da investigação, da educação e da formação, recriar e renovar continuamente os seus conceitos e as suas práticas.
 
Promover uma nova cultura social de participação, individual e colectiva, que dinamiza oportunidades diferenciadas potenciadoras das capacidades de cada cidadão.

Valores

Respeito
pela dignidade da Pessoa
 
Competência
no caminho da excelência
 
Inovação
para criar futuro
 
Responsabilidade
na governação
Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest