Formação Profissional e Emprego

Escola de Produção e Formação Profissional

•

A Escola de Produção e Formação Profissional é uma estrutura vocacionada para a qualificação profissional e inserção económico-social de jovens e adultos com dificuldades no acesso aos sistemas e medidas gerais de formação profissional, nomeadamente pessoas com deficiência e incapacidade.

Cursos existentes e metodologia de formação

Os cursos existentes são desenvolvidos com recurso ao método demonstrativo (aprender fazendo), tendo como objetivo a aquisição de competências técnicas e sócio-profissionais, em situação o mais aproximada possível do contexto real de trabalho.

Os cursos em desenvolvimento atualmente são:

DGERT - Entidade Formadora Certificada
  • Ajudante de Cozinha e Bar
  • Ajudante de Pasteleiro/a
  • Assistente Administrativo/a
  • Costureiro/a Modista
  • Empregado/a de Andares
  • Empregado/a de Mesa
  • Operador/a de Acabamentos em Madeira e Mobiliário
  • Operador/a de Espaços Verdes Rurais e Urbanos
  • Operador/a Gráfico de Acabamentos
  • Pasteleiro/a- Padeiro/a

Destinatários

• Pessoas com deficiências e incapacidade comprovada;
  • Idade igual ou superior a 18 anos*;
  • Com autonomia nas atividades de vida diária e nos transportes.

*Excecionalmente poderão ser admitidos (em formação profissional inicial) jovens com 16 ou 17 anos, mediante encaminhamento pelo estabelecimento de ensino.

Benefícios (de acordo com a Portaria 60-A/2015 de 2 de Março, na sua atual redação)

• Seguro de Acidentes Pessoais, contra acidentes sofridos durante e no âmbito das atividades de formação;
  • Subsídio de alimentação;
  • Subsídio de transporte;
  • Bolsa de formação.

Candidatura

Os interessados poderão preencher a ficha de candidatura em qualquer altura do ano, sendo contactados para entrevista/avaliação no período que antecede a abertura de novas turmas.

A Ficha de Candidatura poderá ser devolvida (após preenchida) por email (epfpgeral@fundacaoliga.pt) ou entregue presencialmente de 2ªf a 6ªf das 9h às 17h, na receção da Fundação LIGA.

Ficha de Candidatura >

Célia Fernandes | Coordenadora Pedagógica | cfernandes@fundacaoliga.pt
Telefone | 213 616 916 | 213 616 910

Projeto financiado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP e pelo Estado Português.

Centro de Recursos

A Fundação LIGA é credenciada como membro da rede de Centros de Recursos do Instituto do Emprego e Formação Profissional e desenvolve, nessa qualidade, ações de Informação, Avaliação, Orientação e Qualificação para o Emprego (IAOQE), Apoio à Colocação (AC) e Acompanhamento Pós-Colocação (APC), dirigidas a pessoas com deficiência e incapacidades inscritas e encaminhadas por Serviços de Emprego.

A Organização recebe beneficiários encaminhados pelos Serviços de Emprego para os quais a Fundação LIGA é credenciada.

Centro de Recursos da Fundação LIGA |  centroderecursos@fundacaoliga.pt
Telefone | 213 616 916 | 213 616 910

Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência - OED

IEFPCâmara Municipal de LisboaFundação LIGA

Protocolo com Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto de Emprego e Formação Profissional

A OED resulta de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Fundação LIGA e tem como objetivo a inserção profissional de pessoas com deficiência, contribuindo para o aumento da sua empregabilidade em domínios diversos da economia.

Destinatários

• Pessoas com deficiência ou incapacidades, com idade legal para o trabalho, residentes na cidade de Lisboa e inscritas como desempregadas num dos centros de emprego de Lisboa
  • Comunidade Empregadora

Áreas de Intervenção