Um desafio onde a dança se assume como espaço singular de encontros, diálogos e transformações para um mundo + plural.
O Projeto DANÇA+, promovido pela Fundação LIGA em parceria com a Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e com a Câmara Municipal de Lisboa, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., teve como premissas artísticas, a exploração das temáticas da Diversidade e da Funcionalidade Humana, procurando ancorar no corpo e na dança uma reflexão sobre o papel da Diversidade Humana na Arte e no exercício da Cidadania. Diversidade - na criação, no corpo, na sociedade e no palco – usando o corpo e a dança como ferramentas de debate e reflexão. A dança como lugar de encontro, entre pessoas e espaços – do palco à dança, do palco à comunidade, valorizando a diferença como valor acrescentado de uma sociedade plural.
DANÇA+ englobou nas suas atividades, a realização de um Workshop de Introdução e Sensibilização à Dança Inclusiva dinamizado pelo PLURAL na Escola Superior de Dança (Setembro’14) e o desenvolvimento de um processo de criação coreográfica (Setembro a Dezembro’14) em colaboração com três coreógrafos recém-licenciados pela Escola Superior de Dança.
As diferentes fases de implementação do projeto, nomeadamente a realização de Workshop de Sensibilização à Dança Inclusiva envolvendo um universo de cerca de 24 pessoas com e sem deficiência, profissionais e não profissionais das áreas da reabilitação e intervenção social, educação e formação artística e o desenvolvimento do processo de criação e ensaios do espetáculo de dança “Cúmplice Medo do Encontro” envolvendo 3 bailarinos com deficiência e 3 coreógrafos recém-licenciados pela Escola Superior de Dança responsáveis pela co-criação e apresentação do espetáculo final no Teatro Municipal Maria Matos, permitiram intensificar espaços ativos de intercâmbio, formação e produção artística no campo da dança inclusiva. No que diz respeito concretamente aos participantes com deficiência, o projeto teve um impacto singular no domínio do seu desenvolvimento pessoal e formação contínua, através da participação ativa em contexto formativo e de criação artística, contribuindo para aquisição e aprofundamento de competências técnicas e artísticas no domínio da dança, alargando o leque de oportunidades de participação em atividades culturais.
Outro dos impactos significativos traduziu-se no reforço da autoestima e motivação destes participantes para o desenvolvimento deste tipo de atividades resultantes de um processo artístico colaborativo.
Em sentido mais alargado o projeto contribuiu para o reconhecimento social das capacidades artísticas das pessoas deficiência através do espetáculo final apresentado e consequente reconhecimento e visibilidade das pessoas com deficiência pela sociedade como cidadãos plenos e artistas de reconhecido mérito.
Entidade Promotora: Fundação LIGA
Entidades Parceiras: Escola Superior de Dança e Câmara Municipal de Lisboa
Duração: Setembro a Dezembro 2014
Os conteúdos divulgados são da autoria e exclusiva responsabilidade da Fundação LIGA.