Acessibilidade e Vida Autónoma

LIGA Acesso

Serviço de consultoria em acessibilidade, que pretende assegurar a qualidade do acesso no domínio físico, comunicacional e dos equipamentos, desenvolvendo as parcerias necessárias para a concretização das ações.

Projeto Selo Acesso

O projeto Selo Acesso, inicialmente desenvolvido em conjunto com o Centro Português de Design e atualmente em exclusivo pela Fundação LIGA, tem como objetivo identificar as características de acessibilidade na sua ampla abrangência, distinguir as boas práticas, identificando as necessidades e apresentando orientações tendentes à melhoria do ambiente construído, divulgar as condições de acessibilidade existentes nos diferentes espaços e equipamentos.

Distinga a sua Organização como um modelo em espaços acessíveis. Candidate-se ao Selo Acesso.

Programa Casa Aberta

Câmara Municipal de LisboaFundação LIGA

Protocolo com Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação LIGA

Este Programa resulta de um Protocolo de Cooperação estabelecido entre a Fundação LIGA e a Câmara Municipal de Lisboa, tendo como objetivo adaptar as habitações da cidade de Lisboa e seus acessos a pessoas com mobilidade condicionada, de qualquer idade, no sentido de uma maior autonomia.
Neste momento o Programa encontra-se em fase de reformulação.

Centro Prescritor de Produtos de Apoio

A Fundação LIGA, no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA) integra-se na rede de Centros Prescritores Especializados credenciados pelo ISS,I.P., como centro especializado com equipa de reabilitação constituída por médico e pessoal técnico especializado de acordo com tipologia de deficiência, para a Deficiência Motora. A Organização é também credenciada como Centro de Recursos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e constitui-se como Entidade Prescritora de Produtos de Apoio que, sendo indispensáveis para acesso e frequência de formação profissional e acesso, manutenção do emprego e progressão na carreira, sejam financiados pelo IEFP.
É através do Programa Vida Autónoma em articulação com equipas, clientes e parceiros, que se operacionaliza a avaliação, experimentação, prescrição de produtos de apoio, encaminhamento e orientação para os centros financiadores. O processo é centrado nas necessidades dos clientes e organiza-se como suporte a uma decisão informada, sempre de escolha individual e participada.

Contacto para informações e marcações
Maria José Lorena |Coordenadora | mlorena@fundacaoliga.pt
Telefone | 213616927 | 213 616 910

Serviço de Apoio Domiciliário

Segurança SocialFundação LIGA

Resposta social cofinanciada pelo Centro Distrital de Lisboa do Instituto da Segurança Social

O Serviço de Apoio Domiciliário engloba a prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio e/ou exterior da habitação a pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada, de qualquer idade, e suas famílias, quando não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.

A prestação de serviços envolve as seguintes atividades, 7 dias por semana, durante todo o ano:

• Higiene pessoal
  • Higiene habitacional
  • Tratamento de roupa no domicílio ou na Instituição
  • Confeção de alimentos no domicílio
  • Acompanhamento ao exterior
  • Aquisição de bens e serviços

Tecnoteca

Cedemos temporariamente de acordo com a avaliação de necessidades, o produto de apoio mais indicado para cada situação, nomeadamente:

• Andarilhos
  • Cadeiras de rodas manuais
  •  Camas articuladas