Inovação nos Serviços

Projeto Sala Snoezelen

Projeto Financiado pela Fundação REPSOL e pela REPSOL Portuguesa

Através do estabelecimento de uma parceria com a Fundação REPSOL e a REPSOL Portuguesa, a Fundação LIGA inaugurou no dia 24 de julho de 2015, uma sala Snoezelen. Este método terapêutico cientificamente comprovado, originário da Holanda, traduz-se na criação de um ambiente multissensorial, que permite estimular os sentidos primários tais como o toque, o paladar, a visão, o som e o cheiro, recorrendo às capacidades sensoriais dos utilizadores e não às suas competências cognitivas. Esta metodologia de trabalho tem também impactos nos utilizadores, ao nível do relaxamento, da autorregulação e da libertação de stress, aspetos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida deste tipo de população.

Este espaço irá permitir a jovens e adultos do Centro de Atividades Ocupacionais que apresentam graves alterações da funcionalidade (sensoriais, mobilidade e comunicação) e que se encontram privados de participar em múltiplas situações, vivenciar um conjunto de experiências que se apresentam como um fator facilitador do seu desenvolvimento global, contribuindo para uma melhoria da sua qualidade de vida. O projeto veio responder às necessidades existentes de intervenção especializada com esta população, permitindo desta forma complementar e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Ver apresentação do Projeto»

Ouvir Reportagem Antena 1 _ Programa Portugal em Direto _ 23.09.2015

Ver Programa Edição Da Manhã _ SIC _ 05.08.2015

Projeto Espaço de Integração Sensorial

Em novembro de 2014 foi inaugurado o Espaço de Integração Sensorial, que constituiu a fase final do projeto cofinanciado pela Missão Sorriso 2013 e pela Associação D. Pedro V, iniciado em fevereiro do mesmo ano. Este projeto permitiu criar um espaço especializado com equipamento específico, para promover a exploração de sensações em ambiente seguro, de modo a que a criança seja capaz de as organizar em ações com sentido, resultando na melhoria da independência na aprendizagem, no desenvolvimento motor, sensorial e postural, em todos os contextos do seu dia-a-dia. Dirigido a crianças e adolescentes com alterações neurológicas, perturbações do espetro do autismo, entre outras, este espaço pretende vir a constituir uma das principais respostas da cidade de Lisboa na área da integração sensorial.

Ver Vídeo de divulgação»

Projeto cofinanciado pela Associação Dom Pedro V e pela Missão Sorriso 2013