Empowerment e Desenvolvimento de Competências

Projeto acessoDIREITOS

Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. / 2015

A Fundação LIGA nos últimos anos tem reforçado os mecanismos de participação dos seus clientes através do desenvolvimento de projetos, que visam a capacitação das pessoas com deficiência para uma intervenção mais ativa na Organização. Neste processo, temos verificado, que é fundamental a existência de versões simplificadas dos documentos e outro tipo de abordagens, como a audiovisual, para que a maior parte da população aceda de forma plena à informação. O projeto acessoDIREITOS pretendeu conceber um vídeo de divulgação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, recorrendo à participação ativa desta população na sua elaboração e a uma linguagem mais acessível e apropriada à deficiência intelectual.

Entidade Parceira: Observatório da Deficiência e Direitos Humanos/ISCSP

Duração: Setembro a Dezembro de 2015

Os conteúdos divulgados são da autoria e exclusiva responsabilidade da Fundação LIGA.

Projeto DOCacesso

O projeto DOCacesso pretendeu dar continuidade aos projetos desenvolvidos em 2012 e 2013, com o apoio do INR, I.P., no domínio da participação dos clientes (pessoas com deficiência e com alterações na funcionalidade) na dinâmica da instituição, de forma a responder a novas necessidades decorrentes da implementação dos mesmos. Os resultados alcançados com a implementação dos programas de competências anteriores, reforçam a sua importância no desenvolvimento desta população, ao nível do empowerment e do aumento da participação nos processos de tomada de decisão. O Projeto permitiu reforçar a participação dos clientes da Fundação LIGA no contexto Organizacional, através da capacitação de 49 pessoas com deficiência e com alterações na funcionalidade para o exercício dos seus direitos. Foram também produzidos no âmbito do projeto, versões simplificadas da Carta de Direitos e Deveres e da Politica de Participação, e um vídeo sobre o primeiro documento, envolvendo os próprios clientes nos processos de conceção dos produtos, garantindo deste modo uma maior acessibilidade aos mesmos, de forma a ser possível a apropriação dos seus conteúdos e uma maior participação na dinâmica da Organização.

Duração: Setembro a Dezembro 2014

Os conteúdos e produtos divulgados são da autoria e exclusiva responsabilidade da Fundação LIGA.

Projeto cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P. /2014

Projeto Capacitar é Ganhar Saúde

Projeto cofinanciado pela Direção-Geral da Saúde

O projeto cofinanciado pela Direção Geral da Saúde, decorreu de 2010 a 2014 (agosto) e teve como objetivo promover a capacitação e a funcionalidade dos clientes com historial de doença reumática, dando-lhes competências para gerir a sua situação e (re)habilitando-os para o desempenho da atividade numa dimensão pessoal e social. Ao longo da intervenção foram abrangidos 613 participantes, distribuídos por 28 grupos terapêuticos, que tiveram igualmente a oportunidade de frequentar diversas sessões informativas de educação para a saúde. Relativamente aos resultados obtidos ao nível do impacto da intervenção, foram comparados os resultados entre o início e final da intervenção, tendo na maioria dos indicadores sido alcançados valores bastante positivos ao nível da força muscular, amplitude articular, dor, autocuidado e vida doméstica e saídas ao exterior. Em relação ao grau de satisfação global com a participação no projeto, 100% dos participantes afirmam estar muito satisfeitos (67%) e satisfeitos (33%), recomendando na sua totalidade o projeto a outras pessoas com iguais problemas. Em termos gerais, 91% dos beneficiários do projeto apresentaram ganhos na aquisição de competências para lidar com o seu problema, comparativamente ao início da intervenção, demonstrando a importância do impacte do projeto para a melhoria da qualidade de vida desta população.

Duração: Setembro 2010 a Agosto de 2014

Ver apresentação de resultados»

Projeto Produtos de Apoio: uma perspetiva habilitadora para crianças e jovens com necessidades especiais

O Projeto “Produtos de Apoio: uma perspetiva habilitadora para crianças e jovens com necessidades especiais”, pretendeu assegurar a melhoria da qualidade do serviço prestado ao nível da avaliação das necessidades e treino de competências em contexto de vida, recorrendo às tecnologias para promoção do empowerment em crianças e jovens com alterações da funcionalidade. Face aos resultados alcançados, as atividades do projeto, Oficina Digital, Oficina da Cidadania e a elaboração de materiais pedagógicos e Programação de páginas GRID, integraram as áreas regulares de intervenção do Centro de Atividades Ocupacionais, proporcionando a integração de uma nova abordagem deste tipo de competências no Programa.

Duração: Setembro de 2013 a Julho de 2014

Projeto cofinanciado pela Fundação PT

Projeto Alavanca _ Programa de Desenvolvimento de Competências

Projeto cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P. /2013

O Projeto Alavanca surge na sequência do Projeto Mais Participação, desenvolvido em 2012 com o apoio do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR e teve como público-alvo 48 pessoas com deficiência e 15 seniores, clientes dos programas Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), Escola de Produção e Formação Profissional (EPFP) e Clube Sénior.

O objetivo do projeto foi o de incrementar as competências pessoais e sociais dos destinatários e a sua participação a nível organizacional e comunitário. A intervenção assentou numa abordagem bottom-up e teve como princípio atuar de acordo com as potencialidades, necessidades e interesses dos participantes, a fim de promover o seu empowerment. A principal ação implementada foi um Programa de Desenvolvimento de Competências, que teve dois âmbitos de intervenção. Por um lado, pretendeu dotar os clientes que integram o Grupo de Autorrepresentação de competências específicas para o exercício pleno de funções de representação dos restantes clientes da Fundação LIGA. Por outro lado, pretendeu consolidar e desenvolver competências e promover a participação, de forma alargada aos restantes participantes.

O cumprimento dos objetivos e os resultados alcançados foram avaliados de acordo com vários indicadores, tais como o número de participantes em cada uma das atividades realizadas, os conhecimentos e as competências adquiridas e o incremento ao nível do processo de empowerment.

Duração: Setembro a Dezembro de 2013

Projeto Mais Participação

O projeto Mais Participação pretendeu potenciar a autonomia e a participação de pessoas com deficiência num contexto organizacional, através da implementação de um Programa de Desenvolvimento de Competências visando o empowerment dos destinatários. Contando com 50 participantes com e sem deficiência de diferentes gerações, dos Programas Escola de Produção e Formação Profissional, Centro de Actividades Ocupacionais e Clube Sénior, o projeto apostou na diversidade dos destinatários e na conjugação de sinergias entre os mesmos, como fatores facilitadores das aprendizagens e de aquisição de competências. Em termos metodológicos, o projeto foi desenvolvido tendo por base os contextos quotidianos, tomando como ponto de partida as necessidades e as potencialidades dos mesmos.

O programa de desenvolvimento integrou uma fase inicial de autoconhecimento, através da realização de entrevistas semiestruturadas sobre próprio e sobre a sua história de vida, através das quais se pretendeu identificar e processar inferências relativas aos fatores favoráveis e adversos do desenvolvimento pessoal e social de cada participante. A segunda fase envolveu a constituição de grupos, para a discussão de temas com interesse coletivo, através dos quais se pretendeu refletir sobre documentos da organização, tais como a Carta de Direitos e Deveres dos Clientes, o sistema de participação dos mesmos na dinâmica organizacional, ou outros sinalizados pelos destinatários, com interesse para o grupo.

Duração: Setembro a Dezembro 2012

Projeto cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P. /2012