Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Notícias

Plural Companhia de Dança apresenta novo espetáculo: UN TSUGI

No Dia Mundial da Dança apresentamos o novo espetáculo da Plural_Companhia de Dança e Rafael Alvarez | BODYBUILDERS : 'UN TSUGI 雲継ぎ'.

O espectáculo UN TSUGI (nuvem de ligações) dirigido pelo coreógrafo Rafael Alvarez, reune um grupo de 6 intérpretes com e sem deficiência - Cristina Tavares, Diana Niepce, Frederico Augusto, Inês Cardoso, Noeli Kikuchi e Rita Pinho, resultando de uma co-produção da BODYBUILDERS | Rafael Alvarez e Plural_Companhia de Dança/Fundação LIGA em parceria com a Escola Superior de Dança e Carpintarias de São Lázaro, com estreia marcada para 4 e 5 de Junho.

Esta nova criação celebra os 26 anos da Plural, companhia pioneira em Portugal na área da dança inclusiva integrando intérpretes com deficiência/diversidade funcional e recém-licenciados da Escola Superior de Dança, inserindo-se no contexto do desenvolvimento do Projecto TSUGI - Corpo de Ligações (do japonês: reparar, ligar, unir), um projecto de criação coreográfica e edição, de carácter participativo e multidisciplinar (dança/fotografia), intergeracional e inclusivo, promovido pela BODYBUILDERS com o apoio à criação e edição da DGARTES.

O kintsugi técnica japonesa artesanal e ancestral que consiste em reparar e ligar peças de cerâmica quebradas através de uma liga dourada inspira o título e contexto deste projecto. O objectivo não é devolver o objecto ao seu estado imaculado ? pelo contrário, as fissuras são realçadas com uma mistura de laque e ouro em pó. A falha, a imperfeição e a fragilidade dos objectos restaurados é valorizada, tornando-os perfeitamente imperfeitos. Estes corpos que se convocam através do projecto TSUGI, são corpos de resiliência, resistência e acção, são corpos de ligação. Não pretendemos camuflar a natureza frágil, que nos faz mais humanos mas antes celebrar a diversidade e a singularidade de cada uma das suas identidades.

Em paralelo às criações para palco será desenvolvido um projecto de edição/publicação de dois livros de fotografia da autoria de Elisabeth Vieira Alvarez que acompanham os processos de criação através de uma dramaturgia visual paralela e autónoma aos espectáculos.

_

imagens

UN TSUGI © Elisabeth Vieira Alvarez

_

www.bodybuilders.pt

www.fundacaoliga.pt

_

UN TSUGI

Ficha Artística e Técnica

Direcção Artística, Coreografia, Instalação Cenográfica e Figurinos: Rafael Alvarez

Co-Criação e Interpretação: Cristina Tavares, Diana Niepce Bastos, Frederico Augusto, Inês Cardoso, Noeli Kikuchi, Rita Pinho

Assistência: Noeli Kikuchi

Desenho de Luz e Operação Técnica: Guilherme Pompeu

Apoio à Execução de Figurinos: Atelier de Costura / Fundação LIGA

Fotografia e Livro: Elisabeth Vieira Alvarez

Apoio à Edição Livro: Susana Paiva

Coordenação e Produção: Rafael Alvarez | BODYBUILDERS

Coordenação Geral Plural_Companhia de Dança: Cristina Passos

Gestão Financeira: Sara Lamares

Assessoria de Imprensa: Mafalda Simões

Design Gráfico: Paulo Guerreiro

Registo Vídeo Espectáculo: Bruno Canas

Co-Produção: BODYBUILDERS e Fundação LIGA

Parcerias: Escola Superior de Dança, Carpintarias de São Lázaro, EIF/E - Escola Informal de Fotografia do Espectáculo

Apoio à Criação e Edicão: República Portuguesa - Cultura / Direcção-Geral das Artes

Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest