Residentes da ACS participam em atividades na sala Snoezelen

No âmbito de uma parceria entre a Fundação LIGA e a Associação Casapiana de Solidariedade (ACS), um grupo de dez residentes desta Organização participou de forma regular (uma vez por semana), de janeiro a dezembro, em atividades na Sala Snoezelen, dinamizadas por um técnico da Fundação LIGA.

A frequência deste ambiente multissensorial, estimula os diferentes sentidos (audição, tacto, visão), proporcionando sensações de relaxamento e bem-estar, nesta população. Em termos de avaliação, o trabalho efetuado ao longo do ano foi bastante positivo, com resultados significativos ao nível das reações manifestadas pelos participantes (na adesão á atividade, na vivência de sensações agradáveis, visíveis nas expressões faciais observadas e na diminuição de comportamentos estereotipados). Para o próximo ano pretende-se dar continuidade a este trabalho, correspondendo desta forma às expetativas da população abrangida, conforme é possível verificar nos testemunhos dos participantes.

"Gosto muito desta atividade, saio da ACS e sinto-me muito bem naquele espaço, fico tranquila."

Fernanda Reis | Participante ACS

"Estou a ficar cada vez mais debilitado e a estimulação que fiz na Fundação LIGA ajudou a regredir um pouco."

Caldeira Martins | Participante ACS

"A participação dos nossos residentes tem vindo a melhorar dia após dia. Temos uma população cada vez mais demencial e é de todo uma mais-valia para cada um deles, todo o trabalho que temos vindo a realizar em conjunto."

Pedro Inácio | Animador sociocultural da ACS

"A Sala Snoezelen tem como benefícios na população sénior estimular o surgimento de emoções positivas, como o bem estar, o relaxamento, a satisfação e a alegria. Sendo um grupo heterogéneo, a intervenção e os objetivos com cada um dos residentes foi diferente, no entanto podemos afirmar que aqueles que usufruem semanalmente da sala, saem sempre com um enorme sorriso."

Nuno Galrito | Técnico da Fundação LIGA responsável pela atividade