Fundação LIGA e Grupo de Autorrepresentação promovem ação sobre direitos

No dia 8 de junho, a Fundação LIGA e o seu Grupo de Autorrepresentação (GAR), constituído por clientes do Programa Centro de Atividades Ocupacionais, Escola de Produção e Formação Profissional e Clube Sénior, promoveram a iniciativa Agarra os Teus Direitos, na qual participaram 94 clientes dos vários Programas e 23 colaboradores. Pretendeu-se com esta dinâmica promover a apropriação por parte dos clientes dos seus Direitos e Deveres, tendo por base os documentos Carta de Direitos e Deveres dos Clientes (versão simplificada) e Politica de Participação (versão simplificada). A atividade teve ainda como objetivo dar a conhecer alguns dos espaços de funcionamento dos diversos Programas/ Serviços.

As dez equipas constituídas por cerca de 9 elementos, realizaram um percurso por 10 postos, com base em pistas que lhes foram fornecidas para identificarem os espaços que teriam que visitar. Em cada um destes locais, existia um elemento do Grupo de Autorrepresentação e um colaborador da Fundação LIGA, responsáveis pelo fornecimento da pista seguinte a cada equipa. Nestes postos, cada equipa respondia ainda a uma pergunta de um questionário relacionada com os documentos Carta de Direitos e Deveres e Politica de Participação. A atividade, integrada no Plano de Ação do GAR de 2017 foi muito participada, tendo constituído uma excelente estratégia para trabalhar a apropriação desta temática, conforme é possível observar nos gráficos seguintes.

Veja outras fotografias do evento aqui